terça-feira, 4 de maio de 2010

O viver com você!

“Estrela natureza, precisamos demais, te ter sempre por perto, na calma e santa paz. Nos morros e nos campos, no sol e no sereno, zelando por florestas, cuidando dos animais. Mulher e mãe de todos, o que será de nós, se a força do inimigo calar a tua voz, que sai dos passarinhos, dos mares e dos rios, dos vales preguiçosos, dos velhos pantanais”. (Sá e Guarabyra)
.
Tenho pensando muito em você e percebo o quanto tenho sido ausente e indiferente com sua vida durante minha caminhada, escrevo para você estrela natureza. Num cotidiano tão corrido, com uma jornada onde sempre tenho uma agenda ocupada e cheia de preocupações e informações, que faz parte de minha realidade constante nessa vida metropolitana, percebo como vou me acostumando nessa cidade cinzenta de poluição, artificial pelo excesso tecnológico e materialista com seus prédios luxuosos.
Há algum tempo fui viajar para um lugar mágico, uma cidade onde parecia mais um vilarejo e lá a natureza reina. O lugar é Visconde de Mauá/RJ, foi encantador o tempo que estive lá, contato tão puro e real com o que de mais belo e verdadeiro se tem em nosso planeta. As águas correntes do rio, ouvir o barulho das correntezas da cachoeira, observar aquelas lindas montanhas, ouvir o intenso som dos fortes ventos, ver os peixes nadando vivamente, uma vivência atípica e maravilhosa. Houve um momento que me sentei na pedra e me concentrei em olhar aquela cachoeira e observar seu fluxo, tocar em suas águas e enxergar sua grandeza, era como seu eu sentisse rios fluindo no meu interior trazendo vida e me enchendo de paz. Senti-me renovada e pude me deixar envolver pela pureza da Natureza. Voltei de viagem me sentindo límpida, uma sensação incrível de ser parte de um universo tão belo.
Mas com o decorrer dos dias, essa sensação foi ficando distante e não fiz algo para trazê-la de volta, ou seja, não procurei estar perto da vida na natureza e ter equilíbrio com essa paz que ela proporciona. E ainda não me esforcei em valorizá-la e cuidar para que ela sempre cresça e permaneça.
Pois bem, recentemente estive numa palestra sobre as lições da natureza e pude novamente ser impactada pela verdade que ela possui. Enquanto o palestrante falava, por vezes meus olhos ficaram marejados e pude perceber o quanto preciso da estrela natureza, tenho necessidade de participar de sua existência e responsabilidade em cuidar de sua vivência. Ela está tão acessível e pronta a se relacionar comigo, mas o quanto tenho deixado a desejar em minha entrega para ela que detém a verdadeira vida.
Penso, o quanto nós seres humanos estamos destruindo o planeta e desvalorizando nosso maior bem, perdendo o que temos de mais rico, essencial, puro e necessário. Sem a natureza não temos nada e nem somos nada, mas como é difícil compreender e tomar esse fato como verdade. A medida de que tivermos consciência disso, seremos participantes de sua vida e estaremos em equilíbrio com ela. Assim, teremos o compromisso de investir dedicação, cuidado, relacionamento, presença, tempo, recursos, responsabilidade, amor com a natureza e poderemos desfrutar de seus presentes maravilhosos e de sua harmonia abençoada.
Quero viver com você, desejo estar com você, decido me relacionar com você e aprender a ter uma vida em equilíbrio com sua existência e harmônica com seu universo.
Assim, anseio por me alegrar com os pássaros cantando, com o Sol aquecendo o dia, a Lua iluminando a noite, a chuva regando o solo, as flores embelezando a primavera, o vento que faz crer que o invisível existe, a água que sacia, as árvores que trazem sombras para o descanso e frutos para o alimento e as rochas mostrando o quanto forte posso ser. A natureza é um grande presente nos dado por Deus e precisamos amar essa benção que temos como nossa vida, que é o que realmente ela é. Precisamos descobrir essa verdade e tomarmos posse dessa realidade.
.
Larissa Silva

3 comentários:

Júnior disse...

Belo texto em defesa da vida.

Também concordo com Caieiro. Lá vai:

“Sejamos simples e calmos como os regatos e as árvores, e Deus amar-nos-á fazendo de nós belos como as árvores e os regatos…” Deus nos amará quando formos como as árvores! Alberto Caeiro

Maya Postigo disse...

Muito lindo.. Em pensar que Tudo isso citado se resume em Deus dá mais vontade de desfrutar disso. Deus criou tudo e colocou em nossas ,mãos para desfrutarmos disso. Não é só o "Viver a Naturza". Podemos dizer que há um atalho para isso, e quando você " VIve Deus" Você poderá desfrutar da Pura , agradavel e perfeita crianção D'Ele o tempo inteiro dentro de você.
E tudo que você olhar, das coisas mais lindas, belas, e perfeitas você vai desfrutar, porque " Viver Deus" é viver a Beleza da sua Criação.!!
By Maya Postigo

Unknown disse...

Que lindo! Engraçado como acabamos ficando distante do mais simples e verdadeiro, e mais íntimo do artificial, mas como disse meu amigo Schopenhauer,somos uno, com a natureza, com todos os seres. Poucas coisas me emocionam assim!