quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A essência além dos fatos

"É preciso esquecer os fatos para que as essências apareçam". (Rubem Alves)

Dores ecoam dentro de mim, tento permanecer com a certeza de que um momento de beleza está vindo a nascer. E que essa dor é como a de uma mulher prestes a dar a luz, dores que antecedem a vida.

Brota nos olhos lágrimas, um choro que parece lavar a alma, numa tentativa de se livrar dessa estranha sensação que no interior faz habitação. Músicas afetam meu ser, invadem o peito e nelas busco iluminar esse escuro do coração.

Mas como um barco a deriva, vou fluindo sem saber em qual destino me entregar, pois derepente nas mãos tudo parece escorregar. Como a água que não é possível segurar e as ondas do mar que não se pode controlar.

Avisto pontos de luz, não clareiam todo o ambiente, mas apontam sinais de uma terra iluminada. Os pontos de luz estão resplandecendo das palavras do poeta, a poesia abriu possibilidade de novos caminhos, tocou o coração e abriu janelas da alma para sentir o cheiro de águas sagradas. A poesia acolheu a angústia e confortou o coração. A beleza das palavras despertou os olhos para uma vida que está além dos fatos, que está na essência do ser, na arte de viver, ao alcance do sonhador.

Assim, um bálsamo está inundando meu ser, como uma brisa leve que toca o rosto e refresca o corpo. Está fluindo calmamente uma vontade de acreditar no verão que virá. Na essência para além dos fatos. Decido acreditar, que certamente as dores que me tomaram, anunciam o parto de um lindo fruto que está para nascer. Sofro a dor da incerteza, para que possa ver brotar a vida com beleza.

Nessa fé quero viver e fazer questão de celebrar a experiência de ser.

(Larissa Silva)

3 comentários:

Thiago Cavalcante disse...

Uma das definições de essência:
"O que há de mais puro e subtil (nos corpos)."
Posso ousar em dizer que a essência é algo que há e não se pode ver.
O que esta por trás do animado e o que o faz ser...
Os atentos sentem, os ousados tocam e os sensíveis conseguem exprimir em palavras.
Belo texto!

Fernando disse...

Que bacana seu texto. Gostei do seu blog... Avise sobre novas atualizações.

Bjos!

Júnior disse...

“Imerso na situação histórica, o homem sequer chega a conceber as deficiências e faltas de uma organização política ou econômica determinada, não porque ‘está acostumado’ como tolamente se diz, mas porque a apreende em sua plenitude de ser e nem mesmo é capaz de imaginar que possa ser de outro modo”, (Sartre, J. P. O Ser e o Nada, pg 538).

Sugiro a leitura deste texto de Sartre. Beijos. Parabéns pelo texto.