segunda-feira, 12 de abril de 2010

O verão há de vir

“Ser artista não significa calcular e contar, mas sim amadurecer como a árvore que não apressa a sua seiva e enfrenta tranqüila as tempestades da primavera, sem medo de que depois dela não venha nenhum verão. O verão há de vir. Mas virá só para os pacientes, que aguardam num grande silêncio intrépido, como se diante deles estivesse a eternidade. Aprendo-o diariamente, no meio de dores a que sou agradecido: a paciência é tudo”. (Rainer Maria Rilke)

Ao refletir sobre as palavras de Rilke, me deparo com a vida e penso como esse verso está ligado ao processo de viver, que entendo como uma grande arte.
No desenvolver de minha história vejo como sou tentada a querer controlar a vida, as circunstâncias, ações, como se a vida fosse matemática que se pode contar, ou um jogo de lógica que se pode calcular e ter a exatidão de um resultado preciso.
Não, não é assim que funciona o mundo real. Quando decidimos desvendar o véu da ilusão e tentar enxergar as coisas como de fato são, podemos perceber quanto é difícil entender.
Por vezes, tentamos desenhar um plano de vida de forma tão exata, como se a vida se resumisse a um projeto tecnológico. Onde o desenvolvedor tem controle sobre cada etapa do que sucederá dependendo de suas ações.
A vida é mais que isso, é como um mar de profundezas, um céu de descobertas.
Deixar de controlar para confiar é difícil, mas um desafio muito enriquecedor. Pensar na importância de não tentar entender tudo, mas sim reconhecer suas dificuldades e potencialidades. Enxergar o que se é, o que se quer, valorizar seus princípios, e aí então fazer suas escolhas pode ser uma grande sacada, ou seja, ser autêntico na arte de viver.
Diante da possibilidade de ter autenticidade no viver como essência, sendo parte de sua verdade, pode nos ajudar abrir mão do controle exacerbado do presente e do futuro, assim contribuir a ter confiança que o verão que há de vir. Confiar que existe belas flores e frutos doces que podem ser colhidos no porvir.
É tão lindo quando vivemos com verdade e deixamos a vida acontecer com naturalidade, enfrentando os desafios, lidando com as dificuldades, aprendendo com as frustrações, chorando com a dor, afetando-se com as alegrias e agradecendo pela presença do amor.
Reconheço que não é fácil, a vida é cheia de surpresas e não saber o que irá nos suceder é angustiante. Mas precisamos nos descobrir todos os dias, enxergar em nosso interior quem somos e buscar nisso uma força para acreditar e confiar no que diz o poeta que “o amanhã será como Deus quiser”.
É preciso desfrutar a vida com verdade e acreditar que o melhor virá, como diz Rilke “se tivermos paciência o verão há de vir”.
Proseando com um amigo, ele comentou que não é fácil acordar a cada dia e acreditar que é possível. Concordo com ele, é um desafio, mas crer, ter fé que podemos é um dom que pode ser aperfeiçoado a cada momento que topamos viver e nos traz maturidade para crescermos e nos fortalecermos.
Essa maturidade nos prepara para receber as dádivas de Deus e aproveitar carinhosamente a boas surpresas que a vida nos proporciona.
É tão bom quando vemos que não nosso controle, mas sim nossas atitudes sinceras e verdadeiras resultam em vivências felizes. Que ter paciência no inverno da vida pode resultar em alegria no verão de nossa história.
Quando houver silêncio em mim, que não seja de desistência, mas de paciência. Porque o que é eterno existe para quem é paciente.
.
Larissa Silva

Um comentário:

JRG disse...

Gostei...muito bom,parabéns!! a propósito estou pensando em escrever um livro, queser colaboradora?