quinta-feira, 1 de abril de 2010

CORAGEM, Um Sonho Possível!

Enfrentar a vida com coragem. Penso a coragem como um dom, uma capacidade para viver a vida com verdade e autenticidade.
Assistindo o filme “Um sonho possível” tive minhas emoções afetadas e repensei sobre a presença da coragem em minha vida. A história do filme baseada em fatos reais, conta sobre uma mulher que adota um garoto e a partir disso a história da vida de ambos é transformada. A atitude dela foi de uma coragem com sua vida, com sua família e com aquele garoto.
o momento que ela percebe a necessidade dele, ao se deparar com o fato de que ele não tinha um lar e uma família, ela decidiu ser alguém por ele. Ela assumiu sua verdade, em querer se dar por aquela vida, mostrou seu desejo ao marido e aos filhos, correndo o risco de uma discordância familiar. Mas a coragem que teve para enfrentar esse desafio despertou o desejo de sua família em assumir aquela decisão como uma verdade deles e pagar o preço por isso. Admiro como ela expôs seu coração a um outro ser e se deixou ser afetada de forma tão profunda e significativa. Ela demonstra isso com sua fala: “- Você está mudando a vida deste garoto. Não. Ele que está mudando a minha." (Um sonho possível - 2009)

Esse contexto me impactou de forma peculiar. Acredito que essa “coragem” da personagem despertou sentimentos profundos em minha alma. Me identifiquei, me enxerguei.
Percebo que o cotidiano de vida no século XXI ao qual estou inserida, ou seja, a vida metropolitana em São Paulo, induz as pessoas a serem superficiais em suas vidas e com os outros. Diante de tantas exigências emocionais, profissionais, tecnológicas, conhecimentos, relações, é difícil ser autêntico, verdadeiro e ter a coragem de se comprometer em SER o que realmente se é ao escrever sua história de vida.
Uma série de representações, jogos, personas constituem a vivência humana, um emaranhado de atuações em circunstâncias diversas. Ao pensar quando de fato o indivíduo consegue expor o que se é, enxergar o que se é, aceitar o que se é, ser o EU que realmente se é, muitas vezes parece distante essa atitude de verdade consigo.
O âmago do ser humano busca por verdade, amor, completude, mas nossas defesas humanas parecem não perceber a real necessidade do seu SER. E assim age como estivesse satisfeito com o que é raso, fácil, comum, descartável e aparente. Aceitam assim viver numa conspiração de fingimento, com uma satisfação ilusória com o que lhe é externo sem valorizar a importância do que lhe é interno, a essência da alma humana.
Assim, vejo que a personagem do filme “Um Sonho Possível” interpretada por Sandra Bullock teve a coragem de aceitar o desejo profundo em sua alma de se solidarizar com aquele garoto, trazê-lo para sua vida e permitir que ele mudasse a história de sua vida e família. Deixando com que a afetividade, amor, cumplicidade despertassem com coragem em seu SER. Diante das críticas da sociedade que vivia, da exposição de seus filhos àquela situação, ela assumiu as rédeas de sua vida e foi quem realmente ela era. E assim encontrou o sentido e o real significado de sua existência. Como disse lindamente o personagem que fazia seu marido: sei que ajudar as pessoas traz a você uma satisfação incrível.
Que essa reflexão traga a minha existência a CORAGEM de SER o EU que realmente eu sou. Me coloque para fora, me desperte para o que o âmago do meu ser pede a mim. Que realmente eu VIVA a vida, desfrute com entrega e verdade das relações com o outro e dos desafios que diante de mim se apresenta. Podendo perceber a beleza da natureza, a importância do outro, o conforto da família, o presente da amizade, a dignidade do trabalho, a grandeza da solidariedade, a emoção da música, a resposta da arte, a riqueza do conhecimento, a vida no amor e a verdade em Deus.
Que eu tenha o prazer de enfrentar a vida com coragem sempre, que a Coragem seja para mim Um Sonho Possível!
.
(Larissa Silva)

Um comentário:

JRG disse...

Concordo em gênro, número e grau, principalmente quando você diz,"atuações", todavia ser autêntico é que vai fazer a diferença, não importa o que vão pensar, mas sim o que se transmite... Ter coragem não é opcional quando se tem certeza de quem você é, é fruto de suas esperiências, vivenciadas nas derrotas e vitórias que a vida nos empurra goela abaixo..


James
seu fã