domingo, 24 de abril de 2011

São Paulo, Terra de Possibilidades

“Vida, vida que amor brincadeira, eles amaram de qualquer maneira, qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar, qualquer maneira de amor vale aquela, qualquer maneira de amor valerá...” (Milton Nascimento/Caetano Veloso)


Nasci e Vivo numa Terra de Possibilidades. Essa cidade por vezes tão caótica, estressada e turbulenta, mas que também está como um grande colo que acolhe a muitos: São Paulo.

Tenho uma relação de amor e ódio com essa cidade. Sim odeio o trânsito, poluição, correria, individualismo, céu cinza, lugares lotados, filas em bancos, mercados e hospitais, consumismo, competitividade, indiferença e vazio em muitas relações cotidianas.

Mas SP tem seu lado luz, que vejo brilhar com intensidade em minha vida. Possui uma luz calorosa que me aquece e ilumina. Esse é meu lugar no mundo. Por vezes, penso em buscar qualidade de vida fora dessa cidade, mas confesso que tenho medo de abrir mão do que conquistei aqui e das muitas possibilidades que tenho a conquistar.

Essa cidade é onde construí o que sou e onde vejo possibilidades para continuar me desenvolvendo. Um lugar que encontrei possibilidades de vida. Aqui está minha família querida, onde sempre tenho amor e cumplicidade. Estão meus queridos amigos, pessoas preciosas, que sinto honrada de fazerem parte de minha história, amigos que sempre são casas afetivas.

Lugar de diversidade cultural, paixão que traz sentido a alma. Inúmeras possibilidades culturais, música, arte, teatro, exposições, comida, cinema, o que desejar da cultura pode ser encontrado. Sinto-me presenteada pela vida, quando contemplo essa beleza da arte. A alma sorri com as vivencias culturais que esse lugar me proporciona. Há pouco tempo pude ter uma experiência que retrata bem isso, fui na “Festa do Boi”, festa típica maranhense que acontece em SP com autenticidade e alegria, um privilégio experimentar o melhor da cultura brasileira.

Uma cidade que a qualquer momento que você sair para se divertir, tem a oportunidade de conhecer pessoas legais. Por vezes, saí para fazer algum programa cultural sozinha e conheci pessoas especiais. Basta estar aberto para as relações humanas, permitir-se ir além do óbvio.

Muitas das relações que fazem parte do que me faz forte estão aqui. Pessoas que admiro, que me inspiram, que amo e me amam, relações que dão sentido a existência, que iluminam e preenchem os espaços escuros e vazios do coração. Em meio o caos dessa selva de pedra, encontro possibilidades reais de experimentar o amor que existe em SP.

Em todo caminho que escolhemos viver, teremos que lidar com a luz e a sombra que esse proporcionará. São Paulo para mim é um lugar onde a luz supera a sombra. A presença supera a indiferença. O amor experimentado em diversas formas de beleza supera a tristeza de suas incertezas.

São Paulo, terra que amo, vivo e acredito!

Larissa Silva

3 comentários:

Unknown disse...

pois é...existe amor em SP

laís disse...

Prima, esse é o grande charme de São Paulo; o caos, a multidão, a diversidade. Você já sabe que nós aqui amamos essa tua terra :-)

Fernando disse...

Bela manifestação de amor a esta cidade que eu tomei emprestada para chamar de minha, hehe.

Amo São Paulo e não vejo morando em outra cidade justamente pelos motivos defendidos por você.