“Estrela natureza, precisamos demais, te ter sempre por perto, na calma e santa paz. Nos morros e nos campos, no sol e no sereno, zelando por florestas, cuidando dos animais. Mulher e mãe de todos, o que será de nós, se a força do inimigo calar a tua voz, que sai dos passarinhos, dos mares e dos rios, dos vales preguiçosos, dos velhos pantanais”. (Sá e Guarabyra).
Tenho pensando muito em você e percebo o quanto tenho sido ausente e indiferente com sua vida durante minha caminhada, escrevo para você estrela natureza. Num cotidiano tão corrido, com uma jornada onde sempre tenho uma agenda ocupada e cheia de preocupações e informações, que faz parte de minha realidade constante nessa vida metropolitana, percebo como vou me acostumando nessa cidade cinzenta de poluição, artificial pelo excesso tecnológico e materialista com seus prédios luxuosos.
Há algum tempo fui viajar para um lugar mágico, uma cidade onde parecia mais um vilarejo e lá a natureza reina. O lugar é Visconde de Mauá/RJ, foi encantador o tempo que estive lá, contato tão puro e real com o que de mais belo e verdadeiro se tem em nosso planeta. As águas correntes do rio, ouvir o barulho das correntezas da cachoeira, observar aquelas lindas montanhas, ouvir o intenso som dos fortes ventos, ver os peixes nadando vivamente, uma vivência atípica e maravilhosa. Houve um momento que me sentei na pedra e me concentrei em olhar aquela cachoeira e observar seu fluxo, tocar em suas águas e enxergar sua grandeza, era como seu eu sentisse rios fluindo no meu interior trazendo vida e me enchendo de paz. Senti-me renovada e pude me deixar envolver pela pureza da Natureza. Voltei de viagem me sentindo límpida, uma sensação incrível de ser parte de um universo tão belo.
Mas com o decorrer dos dias, essa sensação foi ficando distante e não fiz algo para trazê-la de volta, ou seja, não procurei estar perto da vida na natureza e ter equilíbrio com essa paz que ela proporciona. E ainda não me esforcei em valorizá-la e cuidar para que ela sempre cresça e permaneça.
Pois bem, recentemente estive numa palestra sobre as lições da natureza e pude novamente ser impactada pela verdade que ela possui. Enquanto o palestrante falava, por vezes meus olhos ficaram marejados e pude perceber o quanto preciso da estrela natureza, tenho necessidade de participar de sua existência e responsabilidade em cuidar de sua vivência. Ela está tão acessível e pronta a se relacionar comigo, mas o quanto tenho deixado a desejar em minha entrega para ela que detém a verdadeira vida.
Penso, o quanto nós seres humanos estamos destruindo o planeta e desvalorizando nosso maior bem, perdendo o que temos de mais rico, essencial, puro e necessário. Sem a natureza não temos nada e nem somos nada, mas como é difícil compreender e tomar esse fato como verdade. A medida de que tivermos consciência disso, seremos participantes de sua vida e estaremos em equilíbrio com ela. Assim, teremos o compromisso de investir dedicação, cuidado, relacionamento, presença, tempo, recursos, responsabilidade, amor com a natureza e poderemos desfrutar de seus presentes maravilhosos e de sua harmonia abençoada.
Quero viver com você, desejo estar com você, decido me relacionar com você e aprender a ter uma vida em equilíbrio com sua existência e harmônica com seu universo.
Assim, anseio por me alegrar com os pássaros cantando, com o Sol aquecendo o dia, a Lua iluminando a noite, a chuva regando o solo, as flores embelezando a primavera, o vento que faz crer que o invisível existe, a água que sacia, as árvores que trazem sombras para o descanso e frutos para o alimento e as rochas mostrando o quanto forte posso ser. A natureza é um grande presente nos dado por Deus e precisamos amar essa benção que temos como nossa vida, que é o que realmente ela é. Precisamos descobrir essa verdade e tomarmos posse dessa realidade.
.
Larissa Silva