sábado, 12 de março de 2011

Chorar com os que Choram

A tragédia no Japão, tsunami, terremoto, explosão nuclear, desastre ecológico... tristeza. Cidades sendo destruídas, pessoas morrendo, medo, desespero, tomando conta de um país. Qual o tamanho do sofrimento dessas pessoas? Não posso mensurar nem de longe, só posso é fazer o que a bíblia diz: “chorar com os que choram” (Rm 12:15). O que é possível é despertar a compaixão com coragem, se compadecer e indignar com o sofrimento desse povo. Agora, me dói no mais profundo do coração ver os religiosos dizendo que é a mão de Deus pesando, que Deus está movendo as águas. Pelo amor de Deus, que Deus é esse que esses religiosos conhecem???

Jesus veio ao mundo para nos revelar um Deus de amor, um Espírito que intercede pelo homem com gemidos inexprimíveis. Jesus se manifestou como um homem humano, vulnerável, por amar, Ele chorou pelo sofrimento alheio:

“Tendo, pois, Maria chegado onde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava”. (Jo 11:32-36)

Nossa, os religiosos nunca leram que JESUS CHOROU?

O sofrimento faz parte da humanidade, todos nós estamos sujeitos a dificuldades, aflições, desastres, Deus se move de compaixão por nós que somos seus filhos e amados por Ele. Deus não move as águas para destruir ninguém, Deus chora com os que choram. Jesus é a demonstração viva do amor perfeito de Deus pelo ser humano.

Essas pessoas que só conhecem um deus tirano, estão perdendo a oportunidade de experimentar da graça de Deus e estão testemunhando o quanto a religião pode ser corruptível e desumanizadora.

Meu coração se aflige, angústia toma o peito, ao ver pessoas comentarem a tragédia do Japão com ar de superioridade, como se aquele povo merecesse a ira de Deus. Nossa, se Deus quisesse nesse momento manifestar a justiça dele no mundo, TODA a humanidade estaria fadada ao desastre, pois todos nós somos pecadores cheios de falhas e imperfeições. Glória a Deus por Sua Graça e Amor que independem do nosso merecimento.

Quem se compadece age em prol do sofrimento alheio, se move em favor dos que perecem, sofre e luta junto. Orar e fazer silêncio??? As pessoas precisam de amor, dedicação, acolhimento, compaixão, recurso material, financeiro, casa, comida, remédio... enfim AJUDA REAL e PRÁTICA. Nesse momento sermão não serve para nada, só o espelho que precisa dos sermões hipócritas desses religiosos.

Só de pensar, que poderia ser meus pais, irmãos, família, amigos, pessoas queridas nesse contexto, um nó vem à garganta, sinceramente, não sei como sobreviveria se passasse por uma experiência tão dolorosa como essas. E sei que posso vivenciar tal tristeza a qualquer momento de minha vida. Todos nós humanos enquanto vivos estamos vulneráveis a tudo no mundo. Cuidado, com o que falamos e pensamos do outro, do nosso próximo. Jesus diz: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. (Lc 10: 27)

Que nós possamos ao menos tentar nos aproximar das palavras de Jesus. Que Deus esteja mais em nossas ações do que em nossas palavras. Que possamos nos sensibilizar e nos doar pelos que perecem. No Japão, no Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Haiti, seja onde houver o sofrimento humano, que haja o amor humano.

Não me conte sobre o tipo de religião em que acredita, me conte sobre o tipo de pessoa que você é. Sobre o que te faz chorar e o que te faz sorrir, isso sim me interessa!

Larissa Silva

Um comentário:

Robson disse...

depois da revolta, dor.
depois do entendimento, amor.
depois do choro, paz.
depois da tormenta, calma.
depois da fé, verás.
depois da carne, alma.